quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Roteiro da Volta ao Dia


O Clube Naval da Marinha Brasileira está com um projeto sociocultural para escolas da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro. 
O projeto A Volta ao Dia em 80 Mundos visa suscitar o imaginário pela valorização da arte e cultura, principalmente, Brasileira. Um elogio à literatura através do prazer pela leitura e da contação de histórias. Além do desenvolvimento da percepção visual, noções introdutórias acerca da história da arte e habilidade em resolver questões através da prática das artes plásticas. Por meio de uma vivência que explorará diversas técnicas. A oficina visa promover um contato direto do aluno com o processo criativo. 

Modelo de Oficina do projeto de Contação de Histórias e Artes Plásticas. 

Levar o participante a conhecer o seu gosto pela leitura experimentando imergir em novos universos, os das narrativas contadas, incitando-o a imaginar outras maneiras de ver/sentir a vida.  Estimular o olhar, a criação, a imaginação e a cultura visual. Na oficina, faremos uma viagem ao mundo da Moça Tecelã, uma história de amor, entrega e desencanto. E a possibilidade de tecer um recomeço, com a luz da manhã. 

Descrição da Oficina:


Coordenadoras
A contadora de histórias Thatiana Verthein e a artista plástica Bianca Madruga.


Áreas do conhecimento
Literatura Brasileira e Artes Visuais. 


Atividades
Contação da História: A Moça Tecelã, de Marina Colasanti. E diálogos sobre literatura.
Manejo de materiais para a construção do Autorretrato.

Modelo criado por Bianca Madruga: máquina de fazer arco-íris


Produto final
Um diálogo com todo o processo. A criação do livro A Volta ao Dia em 80 Mundos.  Vidas e experiências entrelaçadas, a metáfora do livro da vida – leitura do mundo.


Local de execução
Escolas públicas, centros culturais, praças, bibliotecas públicas, pontos de cultura, etc.


Duração da oficina
Duas horas


Recursos Materiais
Tule, linha, agulha, tesoura e espelho.


Divulgação
Através do BLOG do projeto. O BLOG será alimentado com vídeos, fotos e relatos da oficina. Respeitando as leis de direto de imagem e voz.


Patrocínio
Clube Naval





Realização  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olhares