quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO DA VEIGA CABRAL


Entrada da Escola
         
O projeto A Volta ao Dia em 80 Mundos visitou a Escola Municipal Mário da Veiga Cabral, na Tijuca. A oficina começou 10h30 da manhã. O espaço escolhido pela diretora da escola, Luciana, foi a sala de leitura, lugar fabuloso, recheado de diferentes mundos, cores e texturas. Tudo começou com a Madame Tormenta Furtacor e as crianças do 3° ano chamando o vento mágico. Evocaram a áurea de magia cantarolando um trecho da música O Vento, de Dorival Caymmi, verdadeiro artista apaixonado pelo Mar e seus mistérios. Uma feliz coincidência, já que os marinheiros é que regam as sementes das árvores da Volta ao Dia cujos frutos são pedras preciosas. O vento mágico deu forma à imaginação e fez dos desejos realidades, igual ao tapete que a moça tece na história A Moça Tecelã, de Marina Colasanti.



 Vídeo produzido na Escola Mário da Veiga Cabral


   
        Nós respiramos fundo a magia e num suspiro de relaxamento, a Contadora de Histórias, Thatiana Verthein (Madame Tormenta Furtacor), iniciou a narrativa. As crianças foram envolvidas pela beleza da trama. Ficaram bem atentas e apesar de tão novas – tinham sete, oito anos, no máximo – fizeram perguntas elaboradas. Uma delas foi: por que a história repete no final? Uma percepção importantíssima para o entendimento do enredo, uma vez que a narrativa aborda a possibilidade de um recomeço, a ideia do eterno-retorno, da circularidade da vida, que nunca termina, sempre pode ser reinventada... Em meio ao prazeroso bate-papo, Bianca Madruga, sugeriu a atividade apresentando aos entusiasmados alunos seu modelo de invencionice: a máquina de fazer arco-íris. 



Bianca apresentando a máquina de fazer arco-íris 



      Eles ficaram maravilhados e quiseram soltar a imaginação no mesmo instante. Deparamo-nos com criações inovadoras. O produto desse encontro foi o Livro Invencionices Entrelaçadas, metáfora do livro das vidas entremeadas, sonhos e linhas traçadas pela magia do amor. O livro criado pela costura do trabalho dos alunos, pequenos gigantes.




Livro Invencionices Entrelaçadas 






        Folheando o Livro

 




Trabalhos costurados 



Milena (s/título)



Árvore por Sara



Mavil por Alisson




Os corações por Rayane



Moita (s/nome)




Ônibus que solta fogo (s/nome)




Coroa por Caroline 




Flor do campo por Alida



Flor por Melissa




Fantasma por Danilo




Fantasma (s/nome)


Flor por Carolyne



Flor por Talia



Giovana (s/título)




O anel mágico por Rayane




Ratinho (s/nome)




Rato (s/nome)



Coração por Iasmin



Coração por Ana 





Arte de Gênios desapegados 
















               







                         





 


                         


Livro Invencionices Entrelaçadas na janela da sala de leitura






O projeto A Volta ao dia em 80 Mundos gostaria de agradecer à Diretora Luciana Nogueira a amigável recepção, à professora Mirian por nos conceber um tempo com seus carinhosos pequeninos do 3° ano e a toda equipe da escola, especialmente, pela belíssima sala de leitura.  

A Escola Municipal Mário da Veiga Cabral homenageia o senhor Mário Vasconcelos da Veiga Cabral (1894 - 1960). Educador de grande fôlego; foi professor, diretor de diversas instituições educacionais e escritor da historiografia brasileira.  Esse homem cheio de história e de forte veia nacional é tio-avô do presidente do Clube Naval, organização patrocinadora do projeto, o Almirante Ricardo Antônio da Veiga Cabral. Assim como o tio-avô, o sobrinho-neto dessa marcante árvore genealógica dissemina através do projeto A Volta ao Dia em 80 Mundos, cultura e educação, agentes transformadores na vida de inúmeras crianças. A construção do ser começa na escola! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olhares