quarta-feira, 17 de abril de 2013

Colégio de Aplicação Geraldo Reis - COLUNI


Neste dia ensolarado, acordamos com o canto do galo para visitar o colégio de aplicação Geraldo Reis. O COLUNI, como é chamado pelos alunos, é um colégio experimental da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizado em São Domingos, Niterói. A oficina A Volta ao Dia em 80 Mundos (homônima do projeto) aconteceu na aconchegante biblioteca. Todos bem confortáveis no mundo encantado dos livros. 







       A viagem começou com a narrativa da Moça Tecelã, de Marina Colasanti, pela contadora de histórias Thatiana Verthein, na verdade, Madame Tormenta Furtacor. Os alunos da turma 702 ficaram entusiasmados com o enredo,  nem conseguiram esperar o desfecho, foram fazendo inúmeras associações, comentários, reflexões... Um aluno desvendou o motivo pelo qual a Moça Tecelã curvou-se, de maneira inexplicável, ao marido: ela estava perdidamente apaixonada, ele disse. Etimologicamente, a palavra paixão é oriunda do verbo latino patior, que significa sofrer ou suportar uma situação difícil. Descrição perfeita para a reviravolta que acontece na vida da tecelã quando ela tece seu carrasco, isto é, seu marido.   



Madame Tormenta contando a história da Moça Tecelã





A artista plástica, Bianca Madruga, aproveita a deixa para sugerir que cada aluno teça ou desteça ou reteça qualquer coisa inimaginável. Neste estágio, deveriam imaginar algo que lhes trouxesse paixão, emoção, transformação e até transcendência. Era a hora de criar o próprio mundo, expressar o querer, sentir o que se sente e experimentar.  E se ficar ruim, destece e tece de novo, e de novo, e de novo, e de novo... Em um eterno retorno de possibilidades infinitas.     



Bianca Madruga delineando a atividade


Os artistas começaram velozes suas criações. Trabalhavam compenetrados sob o olhar orgulhoso da professora de história, Ana, que acompanhou carinhosamente a viagem de cada um.    


   
    
                    
A professora de História feliz com o entusiasmo da turma





Tecendo, tecendo, tecendo, tecendo... 

































                       




















E as imagens foram aparecendo, materializando os sentimentos...









































































A vernissage da 702     




15 anos por Lara Valéria




A mão mágica por Paola Venâncio




Biscoito por Yasmim





Casa na fazenda por Gabriel Rubens



Coroa com uma coisa azul no meio por Pedro




Dinheiro pra dar, dar e vender por Max



Loucos por loucos por Paloma




Máquina de imaginação por Giovanna




Minha estrela brilhante por Leonardo




Nota de dinheiro por Reinald





Nuvem do paraíso por Fabrício




Carro do futuro por Enzo




Pipa por Ademir






S/ título por  Luisa



Shiva Latina por Micaela



S/título por Bruno





Núcleo do sol por Fabrício





Casamento por Guilherme Rosa






Por último, mas longe de ser menos importante, esta belíssima criação de um(a) artista desapegado(a).     











Livro Invencionices Entrelaçadas produzido pela costura do trabalho dos alunos.



















Folheando o Livro Invencionices Entrelaçadas 

























A Volta ao Dia em 80 Mundos gostaria de agradecer a amabilidade da professora Ana Domingues, a qual participou ativamente da oficina do início ao fim, as responsáveis pela impecável biblioteca, ao atencioso estagiário de História, ao Clube Naval a viabilização do projeto em escolas públicas e, principalmente, aos criativos participantes, valeu a manhã, 702!



O projeto A Volta ao Dia em 80 Mundos trabalha com um documento de autorização de imagem e som da voz. Infelizmente, a Diretora do COLUNI não consentiu o envio da autorização aos pais, em vista disso, não foi possível a veiculação do rosto dos alunos no blog.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olhares