quinta-feira, 21 de março de 2013

Escola Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima


O projeto A Volta ao Dia em 80 Mundos visitou a Escola Professora Alcina, em Itaipu, Niterói. A oficina desta vez foi duplicada, foram duas turmas de 6º ano. Eram tantos participantes que o encontro aconteceu no refeitório. Adoramos a ideia da coordenadora Rosangela, pois o refeitório é um espaço de convivência onde os alunos se encontram para se relacionar, descansar um pouco e, principalmente, nutrir-se. E nesse dia o alimento foi diferente, mas igualmente saboroso. O tempero do banquete foi a narrativa da história A Moça Tecelã, de Marina Colasanti, pela Contadora de Histórias, Thatiana Verthein (Madame Tormenta Furtacor).



Madame Tormenta Furtacor contando a história da Moça Tecelã




Ficamos inebriados pela sinestesia do lugar, aquele cheirinho de feijão com arroz nos transportou à cozinha da casa da vovó. E não tem nada melhor que contar e ouvir histórias num ambiente delicioso cheio de afeto. 







Os astutos alunos fizeram associações inteligentes. O que já era de se esperar com professoras tão atenciosas. Durante o debate sobre o caráter do marido da Moça Tecelã, o qual todos disseram que era mau, um menino fez uma reflexão interessante: “Ele não é mau não, ela que é burra de fazer tudo para ele”. Observação pertinente, pois é sabido que só fazem com a gente o que deixamos que façam. A própria Moça Tecelã percebe isso no final e destece o marido e todas as vontades que tecera para ele, o simbolismo disso é magnífico. A poesia da história é a possibilidade de tecer um recomeço. Realidade que existe para todos aqueles que procuram se reinventar, pensar no rumo das suas vidas, viver sem amarras e encontrar dentro de si a coragem de mudar, quando há necessidade, quando a vida pede. A mudança é dolorosa, mas ninguém nunca disse que seria fácil transformar-se em outro, ou como diz Fernando Pessoa: outrar-se. O importante é fazer (ou tentar até o fim) alguma coisa pela própria e singular passagem pelo mundo. 




Os alunos saboreando a história 


O fio condutor do trabalho artístico é essa energia que potencializa o querer. A Artista Plástica Bianca Madruga questiona: o que você quer tecer para a sua vida? Em que caminhos, sejam eles difíceis ou aparentemente fáceis (no fundo nenhum caminho o é) melhor se desenrola o enredo da sua história? O que escolheria se pudesse escolher qualquer coisa?




Bianca Madruga acompanhando a criação dos artistas

     


            







        







       







        





Mais uma vez ficamos abismadas com a riqueza dos trabalhos. O espírito criativo das crianças, em alguns casos adormecido, por diversos fatores sociais, econômicos e até religiosos, quando aguçado explode com maestria a beleza que proveem de seu mundo interior.


Eis o produto




Livro Invencionices Entrelaçadas




Folheando o Livro 













Trabalhos costurados  



Três Cores do Brasil por Carina





Coração por Gisele





Pipa por Emerson





Desenho Mágico (s/nome)




Amor por Priscila





Arte Colorida por Ana Beatriz





Arte Desenho Desconhecido (s/nome)







Bola por Carol 






Brenda (s/ título)






Carine (s/título)





Chapéu Coco por Victor






Emily (s/título)






Caso de Louco ou Máquina de Louco por Camila 






Coisa Doida por Ivan






Coração Apaixonado por Joyce Eduarda






Flores Flutuantes por Estela






Coração por Rania






Flor Doida por Sthefanny







Lek Lek Lek Lek Lek por João Marcos






Laço de Cabelo (s/nome)






Louquinha! por Clarissa







Menina Maluca por Ana Kely






MA por Maycon







Maluquice por Deyvid







Peixes (s/nome)







O Coração por Andreza








Raphael (s/título)







Tulipa (s/nome)







O Rosto por Daniel 








Peteca por Joyce 









Criações de Artistas Desapegados















































                               

































Adoramos o turbilhão de gente animada, foi uma tarde maravilhosa de sonhos e fantasia. Os participantes, mesmo naquela quase festa, mantiveram-se concentrados e elaboraram obras incríveis. Valeu 601 e 603!  













O projeto A Volta ao Dia em 80 Mundos gostaria de agradecer à coordenadora Rosangela a amável recepção; às professoras dos participantes o empenho em participar da oficina e ao Clube Naval a viabilização do projeto em escolas públicas.        


Um comentário:

  1. NOSSA QUE LEGAL ! ESTVA VENDO AS FOTOS A ESCOLA ESTA A MESMA! E FIQUEI ME LEMBRANDO OD DOIS ANOS QUE E STUDEI POR AI! VALDINEIDE FERREIRA GOMES

    ResponderExcluir

Olhares