quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Volta ao Dia no II Encontro dos Agentes de Leitura



O Encontro aconteceu na Nova Imprensa Oficial, em Niterói. Reuniu mais de sessenta profissionais de educação para refletir acerca da leitura, seus caminhos, descaminhos, interstícios, lacunas e infinitas possibilidades.









A oficina do projeto A Volta ao Dia em 80 Mundos trabalha o texto A Moça Tecelã, de Marina Colasanti. Propõe a Contação de Histórias e as Artes Plásticas como um processo coletivo e inovador de aprendizagem e reflexão. A leitura é um bem incompressível na nossa vida, é a iniciadora cujas chaves mágicas abrem no fundo de nós mesmos a porta das moradas onde não saberíamos penetrar. A narração de histórias é extremamente importante para a formação do indivíduo. É narrando histórias que expurgamos nossas emoções e restituímos a energia vital. A pessoa, no ato de contar a história, elucida as várias vozes identitárias de uma cultura. É uma ferramenta para a emancipação crítica e intelectual do indivíduo para que ele possa engendrar o uso da palavra em prol de seu crescimento e de seus objetivos.


Instante de Madame Tormenta Furtacor contando a história da Moça Tecelã que tece realidades. 







           Depois de ouvir a narrativa, o participante cria, através da atividade artística, suas próprias conexões com a história. A questão da arte entra de modo inseparável da questão do olhar e da constituição da própria subjetividade. A expressão artística emerge como um meio, extremamente salutar, de investigação das relações mais íntimas do individuo com o mundo. Ela toca nos interstícios, nas lacunas mais profundas concernentes ao próprio ser, tem como tarefa restabelecer o contato do olhar com uma dimensão mais intensa da realidade e da existência. No fazer criativo são revelados modos e meios que, na vida cotidiana, são deixados de lado por conta de uma visão pré-estabelecida de mundo.

A Artista Plástica Bianca Madruga apresenta três possibilidades...



Máquina de fazer arco-íris 





Regador de nuvens 





Sol derretido




Tecendo Tecendo Tecendo Tecendo ...
































Ler e ouvir histórias são experiências sublimes. Gostaríamos com esse projeto estimular a leitura, tornando-a tão orgânica quanto às histórias que contamos e ouvimos no dia-a-dia. Algumas Agentes de Leitura criaram obras inspiradas por sua trajetória no magistério e deixaram depoimentos apaixonados.



Borboleta por Argélia



Despertar para a questão ambiental por Heloísa Helena





Casa embaixo do mar por Isabel 



Um hotel ou um curso de gastronomia por Edna



Sonho de nunca mais ver ninguém deitado na rua por Vânia




O Romantismo Fluir na escola



O balão por Lídia



Máquina de ressuscitar sonhos por Neusa




  Montanha de felicidade por Liane



Coração colorido de coisas boas por Valéria



 Ana Junger agradece os depoimentos e a realização da oficina



Saiba mais sobre o II Encontro dos Agentes de Leitura no site Conexão Professor  

O projeto A Volta ao Dia em 80 Mundos gostaria de agradecer o convite da organizadora Ana Junger e da coordenadora de ensino Vanessa Braga para o II Encontro dos Agentes de Leitura realizado pela Diretoria Regional Baixadas Litorâneas, de Niterói, Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olhares